Como fazer pagamentos

A tela de pagamentos é apresentada como na figura abaixo:

A coluna de opções permite ao usuário:

  1. Inserir desconto no pedido
  2. Realizar conferência para poder imprimir todos os itens do pedido
  3. Imprimir o último pedido caso tenha ocorrido algum erro na impressora
  4. Utilizar a calculadora para evitar que o usuário tenha que sair da aplicação para fazer eventuais cálculos.

Na parte inferior, está o seletor dos 10%. Ele virá marcado se nas configurações assim foi escolhido, mas poderá ser ativado ou desativado conforme necessidade.

Na barra de pagamento, há botões de formas de pagamento – as formas visíveis dependem das que foram escolhidas como ativas na tela de configurações. Todas as formas de pagamento pedem o CPF do cliente logo que escolhida (figura abaixo). Cada uma tem seu comportamento, explicados a seguir:

Opção Dinheiro

dinheiro

Ao clicar no opção de pagamento em dinheiro, é mostrado no dialog abaixo. Caso o valor inserido no campo total pago seja maior, o sistema informará o troco. Caso seja menor, o campo Troco mudará para Saldo e mostrará o valor faltante na cor vermelha, não deixando finalizar o pagamento.

Opção Cielo

cielo

Esta opção abre a aplicação Cielo, que deve estar instalada no dispositivo. Além disso, a empresa deve ter o pinpad da Cielo para poder realizar o pagamento recebendo os cartões credenciados pela Cielo.

Opção Vero

vero

Funciona da mesma maneira que a opção Cielo, chamando uma aplicação externa da Vero para realizar o pagamento via cartão, voltando para o tBistrô após o processo.

Opção POS Físico

pos_fisico

Quando o usuário recebe o pagamento do cliente via cartão em um POS Físico, esta opção serve para registrar esse pagamento, de forma a ser corretamente mostrado nos relatórios de tipo de pagamento. Por adquirência, basta selecionar a máquina e a bandeira pelas quais foi realizado o pagamento. Conforme mostra a imagem abaixo.

Múltiplos pagamentos

multiplos

Esta opção, permite o pagamento com mais de uma forma de pagamento. Basta adicionar o montante desejado e clicar na forma de pagamento desejada, este valor, é somado no campo “pago”. Enquanto houver valor no campo “saldo”, os pagamentos vão sendo adicionados em um lista no lado direito. Assim que não houver mais o saldo, o aplicativo automaticamente finaliza o pagamento.

Finalizando

Depois de realizado o processo de pagamento o sistema levará alguns segundos para validar as informações. Uma tela mostrará o dialog do cupom, contendo as informações da venda e também duas opções: envio por e-mail  (caso marcada abre o campo para inserir e-mail do cliente) e opção de imprimir o cupom.

cupom

Ao clicar em ok, e se não houver mais produtos a serem pagos, o dialog abaixo será exibido. Se o usuário escolher retornar para a tela de pedidos/comandas, fecha a mesa e retorna a tela de mesas.

pag6

Caso ocorra algum erro na validação/geração do cupom, o sistema informará o erro em um Dialog como o do exemplo abaixo. Essas notas com problemas poderão ser visíveis no histórico de notas.

pag7

Caso ocorra algum erro, depois de clicar em ok um novo campo será exibido, para que possam ser guardadas as informações do cliente caso ele queira receber a nota por e-mail. Caso contrário, basta clicar em cancelar. Caso existam produtos nas comandas, o processo segue. De outra forma, aparecerá o aviso da figura abaixo, finalizando a mesa e retornando à tela inicial:

pag8

 

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