Como fazer pedidos

A tela de pedidos é apresentada conforme a figura abaixo. Esta tela é exibida em três situações: quando o usuário abre uma mesa (controle por mesas), quando abre um Take Away ou quando abre uma nova comanda (controle por comandas). Nesta última, a coluna de comandas não é visível:

Screen Shot 05-19-16 at 04.52 PM

Na tela temos as seguintes sessões:

Barra superior (Action bar): na parte esquerda temos o botão para voltar à tela principal do sistema (mesas ou comandas). Na lateral direita, o botão para cancelar o pedido. Caso seja pressionado, o sistema perguntará se deseja fechar a mesa. Em caso afirmativo, será exibido um dialog perguntando o motivo do cancelamento, este só será autorizado mediante a autorização previa da gerente com seu login e senha para que a seguinte tela apareça:

 

Screen Shot 05-19-16 at 04.54 PM

Setor de comandas: na barra lateral esquerda, pode-se observar as comandas da mesa. Neste caso, existem duas comandas, pois o número de pessoas escolhido quando a mesa foi aberta foi de 2. Comandas podem ser incluídas clicando no botão adição abaixo da barra.

São mostradas duas abas, que têm total influência na tela, pois, se a aba de comandas está selecionada, a tela se apresentará conforme a seguinte figura, mostrando comandas, categorias e produtos:

Screen Shot 05-19-16 at 04.52 PM - Copia

Se a aba pedido estiver selecionada, a tela irá exibir as comandas (todas selecionadas por default), os produtos já consumidos, as opções do pedido e as formas de pagamento. Quando o usuário clicar em uma das comandas, a mesma estará selecionada em cor azul-celeste. No caso da figura abaixo, a comanda 1 está selecionada.

Quando uma comanda está selecionada, na listagem à direita da barra de comandas são mostrados os produtos atuais daquela comanda (não pedidos já realizados, mas itens que ainda não foram enviados para cozinha ou bar). Cabe lembrar que esta barra somente será exibida caso o controle da empresa seja por mesa.

pede4

Cada item pode ser retirado, multiplicado ou ter seu valor modificado. Para retirar, faça um clique sobre o item e escolha a primeira opção que aparecer no dialog ( “Remover item”) ou faça um clique longo no item para que apareça o dialog perguntando se quer realmente deletar esse item.

Para multiplicar, basta apertar no ícone de + no item e a quantidade será aumentada em 1 a cada toque. Na parte inferior, será mostrado o total parcial daquela comanda. O garçom pode incluir os itens em cada comanda para só então realizar o pedido dos itens. Para enviar efetivamente os pedidos, deve-se clicar no botão Confirmar: um dialog de carregamento será mostrado e um aviso na tela mostrará quando o pedido foi realizado.

Quando a aba comanda está selecionada, a parte direita da tela se apresenta como na figura abaixo: na coluna central, são exibidas as categorias cadastradas no sistema (somente as que contêm produtos), e, na parte direita, os produtos daquela categoria selecionada. Na parte superior, um campo de pesquisa permite que o usuário busque os produtos por nome, código de barras ou pelo seu código interno do estabelecimento.

pede5

Após as primeiras vendas, serão criadas duas categorias novas conforme figura abaixo, facilitando o trabalho, uma vez que ali serão mostrados os produtos vendidos por último e os produtos mais vendidos:

pede6

Quando um usuário clica em um produto (com fim de incluí-lo numa comanda), pode haver quatro possibilidades, dependendo se ele tem preços por tamanho, se tem variâncias se é um combo ou se é um produto sem tamanho ou variâncias. Se o produto não possui variâncias nem tamanhos, quando o usuário clicar sobre ele será levado diretamente para a comanda. Se o produto possui valores por tamanho, aparecerá um dialog (abaixo) no qual o usuário escolherá o tamanho clicando sobre ele, só assim será incluído na comanda:

pede7

Se o produto possuir adicionais (os produtos que possuem adicionais aparecem marcados com um “A” em cor verde no ícone do produto conforme figura abaixo), o usuário visualiza um novo dialog.

pede8

Este aviso tem duas variantes: se o produto não tem variâncias ele é mostrado conforme a seguinte imagem. O usuário, se deseja incluir uma variância, deve clicar no simbolo de +; caso deseje retirar, no simbolo de -. Para incluir o produto, deve clicar em Finalizar. As variâncias podem ter preço 0 ou maior. Caso seja maior, o preço do produto será incrementado conforme a quantidade escolhida.

pede9

Se, além de variâncias, o produto tiver tamanhos, o dialog será mostrado conforme figura abaixo.  O usuário escolhe o tamanho no seletor, na parte superior. Caso deseje incluir variâncias, deve clicar no simbolo de +, sendo o funcionamento o mesmo do dialog anterior para finalizar.

pede10

Se o produto for um combo, estará indicado com uma letra C em azul no produto, como no exemplo da figura abaixo. O Dialog mostra os produtos e suas quantidades no combo. Para inserir, clique em Adicionar.

pede11

Produto combo:

pede12

Quando estes produtos são incluídos nas comandas, mostram-se conforme a figura abaixo. O primeiro produto da lista tem tamanho, que é mostrado entre parêntesis ao lado do nome, e possui variâncias, que são listadas abaixo do nome e sua quantidade.

O segundo da lista tem apenas variâncias. O terceiro somente tamanho, e o último é um produto sem tamanho e sem variâncias. Veja:

pede13

É possível adicionar uma observação aos produtos. Para isso, basta clicar no produto desejado e aparecerá o dialog como na figura abaixo:

pede14

Escolhe-se a opção Adicionar Observação. O usuário deve inserir a observação no campo do dialog da tela que aparecerá:

pede15

Clicando em OK para adicionar a observação, esta será mostrada conforme a tela seguinte e será impressa, caso a empresa use impressão. É é possível modificar a observação repetindo o procedimento.

pede16

Quando a aba pedido está selecionada, a tela é apresentada como na figura abaixo:

pede17

As comandas aparecem todas selecionadas. Na lista de produtos, aparecem todos os produtos selecionados (cada um com a cor correspondente à sua comanda). É possível selecionar comandas separadamente para o pagamento e, dentro da comanda, selecionar todos ou alguns itens.

O botão na parte de baixo das comandas serve para selecionar todas as comandas. Também é possível também cancelar um item ou alterar seu preço. Para isso, basta clicar no item e escolher a opção desejada. Na parte inferior da tela é possível ver a hora, a quantidade de pessoas, o subtotal (dependendo do selecionado) e o total da compra.

Was this article helpful?

Artigos Relacionados

Deixe seu comentário